sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O que é Política Internacional?

O que é Política Internacional? Você já procurou um livro de Política Internacional e encontrou? Se encontrou, por favor, me passe os dados (autor, editora, etc.). Eu nunca encontrei. Com efeito, o que eu sempre achei foram diversas fontes, apontadas por quem gosta ou vive do assunto.

Um exemplo é a lista de livros que o Instituto Rio Branco (IRB) divulgava (e que pode ser obtida no Blog Estudos Diplomáticos. Nele também se encontra a bibliografia do curso Clio).

Em verdade, um livro só de Política Internacional - se é que existe existe - não vai passar de dicas, rumos de estudo, noções; isso porque, o livro de Política Internacional que você utilizará será a SUA CABEÇA. Isso mesmo. A política internacional é um mosaico de dados, informações e acontecimentos, que têm de ser atualizados diariamente. O estudo dessa matéria é feito com uma base teórica de um lado e a tv, internet, jornais, blogs e afins, do outro.

Ou seja, o que eu colocarei aqui serão minhas dicas - dentre as demais que se tem pela net - mas não porque eu queira ser um doutrinador. Longe disso. Mas sim, porque também estudo a matéria e busco uma linha de entendimento teórico, para poder explicar, entender e visualizar aquilo que o mundo me mostra. E a interatividade com os leitores faz parte desse estudo. Então, não deixe de postar!

Sempre nos apaixonaremos por uma de suas facetas (política, militar, econômica, social, etc.), mas o segredo é poder unir tudo no entendimento final. E é o que busco com esses estudos (a parte fardada desse blog é o http://polemologia.blogspot.com).

De modo que eu resolvi começar o estudo, entendendo o que é política, seguindo uma sequência cronológica dos autores que estudaram o tema. E a linha para trás é looonga!

Uma observação:

1 - Esse estudo é para entender a matéria como um todo. Não tem como principal objetivo os concursos públicos. Para isso (concurso) é IMPORTANTÍSSIMO seguir o EDITAL, que vai fazer com que o candidato estude aquilo que ele vai cobrar. Aqui a sequência serão os livros, indicações de leitura, documentários, artigos, etc.;

2 - A lista não está fechada e pode ser acrescida (sua dica também conta ;-). Ela foi dividida em CLÁSSICOS e TEORIA GERAL. E ambos com o ano que foi escrito (para facilitar entender o zeitgeist da época que foi escrito), nome do livro e autor. Qualquer dica, nos envie.

Lista de livros iniciais.
Clique na imagem para ampliá-la


Um abraço a todos e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário